Ana e Henry Percy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ana e Henry Percy

Mensagem  manah_almeida em Seg Jun 13, 2011 11:21 pm

Já discutimos em outro tópico a virgindade de Catarina de Aragão... e a de Ana?
Vocês acham que ela se entregou à Percy?
Quão longe o relacionamento deles foi?
manah_almeida

Ver perfil do usuário

Re: Ana e Henry Percy

Mensagem  Renato Drummond em Qua Jun 15, 2011 7:56 am

Esse é realmente um assunto no qual eu prefiro não me aprofundar muito, pois ainda não cheguei a uma conclusão.
É realmente convincente o modo como os filmes e romances históricos tocam bastante nesse quesito e como os autores de livros científicos fazem o leitor por essa dúvida em prova.
Com Henry Percy, na minha opinião, Ana não teve nada além de uma promessa, um pré-contrato.
O "x" da questão tem outro nome: Thomas Wyatt! Se Ana teve relações sexuais com alguém antes de Henrique, acredito que tenha sido com o seu amigo poeta. E acho ela bem capaz de ter o feito, mas aí me deparo com outro impasse: Henrique VIII, assim como com Catarina de Aragão, nunca contestou a virgindade de Ana quando a teve pela primeira vez, embora tenha dito que foi traído após o casamento. Ou talvez ele nunca tenha feito referência a esse assunto para não passar vexame na corte, pois Ana demorou sete anos para se entregar a ele. Seria demasiadamente vergonhoso para um rei se a sua favorita tivesse dormido com outros, enquanto com ele fazia "jogo duro".

Se Ana era virgem ou não, deixo essa prerrogativa para os próximos membros que postarem comentários neste tópico, mas de uma coisa eu tenho certeza: se ela não chegou a perder a virgindade com Percy ou Wyatt, pelo menos muito perto disso ela esteve.
Renato Drummond

Ver perfil do usuário http://www.jardimdeclio.com

Mensagem  manah_almeida em Qua Jun 15, 2011 8:57 am

Thomas Wyatt?
Mas porque ele? Você acha que ela se entregou a ele e não a Percy, mesmo tendo tido com Percy um pré-contrato?
Só pra me certificar... Wyatt veio depois de Percy não?

Vocês sabem me dizer se Wyatt era primo de Ana? Li em algum lugar isso e fiquei na dúvida. Inclusive fiquei pensando que bem poderia ser verdade, pois Wyatt tinha acesso a casa de Ana e a visitava várias vezes (me corrijam se eu estiver errada), então pensei que essa "liberdade" era por conta do parentesco.

Será???

Shocked
manah_almeida

Ver perfil do usuário

Mensagem  luizalaloca em Qua Jun 15, 2011 5:13 pm

Não sei se eram parentes Germana, só Sora e Renato para nos salvar! HAEIHEIAEHIAUH

Sobre o assunto inicial do tópico já penso ao contrário do Renato... acho que ela pode ter chegado a ter algo mais íntimo, não a consumação em si, mas preliminares com o Henry Percy, por já terem o contrato. E, com o Wyatt, penso mais na relação dos dois como o amor cortês da época, que ficava só no galanteio.

Seria legal explorarem essa questão e outras, falando de uma Ana antes de Henrique, num romance assim como fizeram com Catarina... uma abordagem dessa forma faz com que elas deixem de ser personagens coadjuvantes, como sempre foram vistas em volta de Henrique pelo mundo machista da época, para serem as principais por sua força e coragem.
luizalaloca

Ver perfil do usuário http://luizalaloca.wordpress.com

Mensagem  manah_almeida em Qua Jun 15, 2011 10:22 pm

Concordo contigo Luiza, acho que entre ela e Wyatt era o amor cortês.
Se - se - ela teve algo, deve ter sido com Percy; acho que ela deve ter sido muito apaixonada por Percy, sabe aquilo de primeiro amor? E o modo como eles tiveram de se separar a força...

Bom, aguardamos Renato e Sora pra tirar a dúvida do parentesco Very Happy

Realmente, seria interessante um livro falando da vida de Ana antes de Henrique, o que de fato é bem dificil, visto que há pouquíssima informação sobre ela antes disso... uma pena.
manah_almeida

Ver perfil do usuário

Mensagem  Renato Drummond em Qui Jun 16, 2011 1:46 am

Bom, pessoal. Como eu disse, não quero me aprofundar muito nesse assunto, pois ainda tenho muitas dúvidas e meu ponto de vista iria gerar muita discussão contraditória aqui no fórum. Mas, de antemão, saliento que Ana Bolena sempre soube o que queria, nunca se curvando à vontade dos homens e tratou de eliminar as pedras de seu caminho (o cardeal Wolsey é um exemplo). Penso nela como alguém cheio de sexualidade, consciente dos desejos e limites de seu corpo. Sem dúvida foi uma mulher tentadora, do contrário jamais teria segurado o rei por tanto tempo, enquanto que outras, como sua irmã Mary, eram rejeitadas.
Se Ana Bolena, estando ela pré-contratada com Henry Percy, se relacionasse com seu pretendente, o pré-contrato teria o valor de um casamento, ou seja, ela seria esposa dele (algo parecido com o filme A Outra). Mas nunca poderemos afirmar que os dois estiveram pré-contratados ou que consumaram uma relação, aliás, esse é um dos muitos mistérios da nossa querida Anne The Queen. Mas não deixo de crer que os dois trocaram algumas “carícias”.
Meu motivo para pensar que ela e Thomas Wyatt tiveram algo além de amor cortês tem por base minhas últimas pesquisas: na série “The Tudors”, há uma cena que mostra Ana e seu amigo poeta entregues à luxúria (mas não seu apeguem a esta evidência, uma vez que The Tudors possui inúmeros erros – para mais informações vejam o artigo publicado no site O Diário de Ana Bolena: “Erros Em ‘The Tudors”). No livro de Evelyn Anthony, Ana Bolena – A Rainha decapitada há passagens nas quais, Ana, exilada no castelo de Hever, em Kent, recebe Thomas Wyatt em seu leito, e os dois eram amantes. Por falar nisso, foi em A Rainha Decapitada que eu li que Bolena e Wyatt eram primos distantes e, se não me engano, os dois tinham um parentesco longínquo. Mas esse é um romance histórico e como já discutimos, eles também são responsáveis por contar “mentirinhas”.
Vou me ater aos fatos: Ana Bolena e Thomas eram muito próximos e praticavam o amor cortês sem a menor reserva. Tom visitava Ana constantemente e lhe escrevia poemas, mesmo ele sendo um homem casado e com filhos. Figura constante na corte, ele causou inveja até mesmo no próprio Henrique por sempre estar acompanhando sua favorita. Quando se armou o cerco contra a Rainha Ana em 1536, Thomas foi preso por acusação de adultério, mas foi solto por falta de provas. Sendo assim, não a porque não supor que Ana teve um “casinho” com o poeta da corte, ja que muitos versos dos poemas dele dirigiam-se a um provável relacionamento com a futura Rainha.
Acredito que assim como Henry Percy, houve uma paixonite entre Ana e Tom, mas quando ela ficou obcecada pelo rei e pela coroa, ele deixou de amá-la como amante e passou a nutrir um sentimento de amizade por ela e, em minha opinião, Ana correspondia às investidas dele, talvez não o encorajasse a ir tão além, mas o deleitava. Entretanto, volto a repetir que muitos dados referentes à vida de Ana ainda são incertos, jamais saberemos se ela consumou ou não sua relação com Percy ou se era amante de Wyatt, a não ser que apareça algum documento que prove isso, o que é muito difícil a esta altura do campeonato. Infelizmente vou para por aí, pois não quero me equivocar na minha própria análise. Para finalizar minha réplica quanto à reputação de Ana Bolena, faço das palavras do Arcebispo Cranmer após ouvir à confissão da Marquesa de Pembroke, as minhas: “Ana será Rainha no céu”!

Abraço a todos!

Última edição por Renato Drummond em Qui Jun 16, 2011 4:37 pm, editado 2 vez(es)
Renato Drummond

Ver perfil do usuário http://www.jardimdeclio.com

Mensagem  Maria Helena em Qui Jun 16, 2011 4:09 pm

Wyatt e Ana não eram parentes. Se foram, como foi dito, era um parentesco longínquo. Ele morava a 30km da casa dela, então é provável que os dois se conhecessem antes.Eu também acho que Ana não teve nada com Wyatt, no máximo amor cortês.

Eu tenho um artigo falando só sobre Ana e Wyatt, em breve vou postá-lo. Esse 'rumor' de que o Renato falou (Wyatt ir na casa de Ana) foi contado num livro escritos por espanhóis na época. E, como se sabe, espanhóis eram a favor de Catarina, e não de Ana. Logo, é de se esperar que eles falassem esse tipo de coisa dela.

Como está escrito no artigo [url=Ana Bolena e Henry Percy]"Ana Bolena e Henry Percy"[/url], para mim ela era virgem sim. O próprio Percy jurou no julgamento que eles não tinham nenhum pré-contrato (embora ele tivesse dito o contrário para a esposa dele). Claro que, como o Renato disse, ela pode ter chegado perto de perder isso, mas para mim ela era.

Maria Helena
Admin

Ver perfil do usuário http://www.boullan.wordpress.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: