As mulheres da corte de Henrique VIII utilizavam ou não o corpete?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As mulheres da corte de Henrique VIII utilizavam ou não o corpete?

Mensagem  Maria Helena em Sex Ago 28, 2015 10:46 am

Até hoje, o traje completo de uma dama Tudor é motivo de discussão simplesmente por causa de duas coisas: o corpete e as amarras. Como se pode ver em pinturas Tudor, o vestido não tem nenhuma amarra aparente (ou seja, naqueles filmes em que o vestido de uma dama é amarrado atrás por fitas é provavelmente mentira). Geralmente em feiras renascentistas ou trajes Tudor feitos por pessoas não-profissionais o vestido é amarrado atrás simplesmente por ser muito mais fácil. Isso, no entanto, leva a uma consequência: o vestido amarrado atrás inevitavelmente tem a parte do corpete presa à saia ou o corpete é um forma solta, e esse corpete invariavelmente é duro de uma aparência não-renascentista.

Nas imagens abaixo, pode-se ver quatro tipos de corpetes feitos por volta de 1545. Nota-se que o corpete tem uma forma triangular nos dois primeiros, mas que sua base não é triangular, e sim arredondada (não se pode deixar influenciar pelos cintos!). A próxima observação que se pode fazer é sobre os enfeites. Enquanto no 1º e 4º retratos temos a impressão de que eles estão no vestido, no 2º e 3º temos a impressão que ele está atrás, possivelmente no kirtle ou até mesmo na chemise. Logo abaixo desses quatros, pode-se ver quatro imagens: um da série Wolf Hall, onde todos os trajes foram feitos à mão tentando ser o mais historicamente corretos possíveis (note que podemos ver que o corpete está meio solto, pois não foi devidamente afixado); um corpete feito pelas profissionais da empresa The Tudor Taylor; um vestido usado por Natalie Portman no filme “A Outra” (igual aos dois anteriores, a parte da frente do corpete é afixado com alfinetes e fitas que não estão visíveis, o vestido não tem nenhum tipo de amarra na lateral e nem na atrás); e por último um corpete feito pela profissional Philippa Montague (nele o enfeite é afixado no kirtle e é possível ver que o corpete é solto e preso nas laterais).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Então, fica a pergunta: vocês acham que as mulheres Tudor usavam ou não corpetes?

A maioria das costureiras profissionais usa uma espécie de corpete, mas não como imaginamos (duro e com amarras): ele é  apenas um pedaço de tecido endurecido que era afixado no kirtle. Como era afixado? Com alfinetes e fitas – por isso que podemos ver em algumas adaptações que o corpete é meio solto e não endurecido.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Maria Helena
Admin

Mensagens : 88
Data de inscrição : 05/06/2011

Ver perfil do usuário http://www.boullan.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum